segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CARTA ACELERA SOME DO PARÁ

 
CARTA ACELERA SOME DO PARÁ

Caros Professores do SOME do Estado do Pará,

O ano de 2010 tem sido e será marcado por grandes momentos (histórico, social, educacional e político) que influenciaram e influenciarão a vida de todos nós: direta e indiretamente, pessoal e profissionalmente.

O Primeiro Momento, de caráter Histórico-Social, foi a fato do SOME ter completado em abril trinta anos de existência. Trinta anos de inclusão social das comunidades do interior do nosso Estado através da educação. E nesse percurso, milhares de professores têm deixado sua contribuição sendo que, para isso, tiveram que abdicar de coisas importantes como o convívio de familiares e amigos, aconchego do lar, estudos, etc. E você hoje é quem está com a missão de fazer esse Projeto continuar e avançar

O Segundo Momento, de caráter Educacional-Econômico, é que nesse governo de Ana Júlia, têm-se dado o Processo de Reestruturação do SOME. Inicialmente, através da recomposição da Coordenação Geral e do quadro docente com a admissão de concursados e de novas contratações de professores. Posteriormente, com a melhoria salarial, através da Unificação da Gratificação e, finalmente, com a aprovação, sem veto, do PCCR da Educação. Tudo isso teve e terá efeito direto na vida de cada professor e de seus familiares. Mas vale ressaltar que o governo passado (SIMÃO JATENE/PSDB) não reconhece o SOME, pois um dos seus primeiros atos em 2003 foi contra esse projeto: extinguiu o Convênio com as prefeituras; cortou 70% do salário dos professores; montou uma estrutura na SEDUC com "seguranças" armados para intimidar os professores; assinou a demissão dos temporários com mais de um ano; "fez" somente um concurso público ofertando uma vaga por disciplina/município, do qual quase ninguém foi chamado e os poucos que o foram se viram obrigados a sair do SOME para assumir o ensino regular.

O Terceiro Momento, de caráter Político, que ora vivemos, é o das Eleições. Que nos convida a refletir sobre nossas vidas, nossas famílias, nosso trabalho e sobretudo o futuro de nosso Estado. Que governo queremos ?
Um governo que, pelo que já fez e pela consciência que tem do ainda por fazer, que nos tem recebido e dialogado com a categoria e, sempre que possível, tem atendido nossas reivindicações, como é o caso do Governo de Ana Júlia/PT. Ou um governo que não quer e nunca fez nada pelo SOME,;que nunca nos recebeu e nem nos ouviu, sequer por meio de um secretário adjunto; que diz que não trabalhamos e ganhamos muito bem e por isso corta sumariamente nossos salários; que retira nossas condições de trabalho, enfim, que não nos reconhece e não nos valoriza, como é o caso de Simão Jatene/PSDB ?
Portanto, Professores do SOME !!!

O momento é este. Novamente a história nos convida e proporciona o direito e o dever de decidirmos sobre nossas vidas. Vamos à luta ! Com nossas famílias, amigos, vizinhos e, fundamentalmente, com os nossos alunos e as comunidades nas quais temos a missão e o compromisso de informar, formar e conscientizar, pois se tivermos o retorno de um Governo Anti-SOME-Educação Popular, a derrota não será um governo ou grupo político, mas sim de todo um Estado e de todos que fazem e vivem a educação pública.

Por isso, vamos continuar acelerando a educação do interior do Estado com...

            DILMA - 13                                               ANA JÚLIA - 13
            Presidenta                                               Governadora
                     
                                     PAULO ROCHA - 131
                                            Senador


            PUTY - 1310                                        EDILSON MOURA- 13310
           Dep. Federal                                              Dep. Estadual
                                                                  (ou da dobradinha regional)






Nenhum comentário:

Postar um comentário